Celso Sabino, Ministro do Turismo, declarou nesta segunda-feira (19) que o Programa Nacional de Aviação Civil (Pnac), que contempla vultosos recursos para o setor, deverá estar acessível ainda no início do ano.
“A administração está regulamentando (o Pnac) e será implementado nesse mesmo semestre”, afirmou à Agência de Notícias Reuters durante o Summit do Turismo no Brasil, realizado no Rio de Janeiro, acrescentando que estão disponíveis “vultuosos recursos”.
O mandatário Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no último ano a Lei Geral do Turismo, que viabiliza o financiamento do setor aéreo com um investimento de R$ 6 bilhões por meio do Pnac.


Sabino também afirmou que a situação da empresa Azul não causa apreensão no setor e que o governo não analisa uma assistência específica à empresa aérea.
Uma ajuda “individualizada não está sendo cogitada. O governo sempre pensa no setor”, reiterou.
Recorde de visitantes
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comunicou que o país teve a chegada de aproximadamente 4,5 milhões de turistas nos primeiros quatro meses deste ano, de uma meta de 6,9 milhões para 2025.
Summit do Turismo no Brasil.
Ele ressaltou que a rede de voos no país aumentou 18% em 2024, acima da média global, e este ano já apresenta um crescimento de 12%.
Em 2024, cerca de 6,7 milhões de estrangeiros visitaram o país.
Fonte: Money Times