O líder em exercício, Geraldo Alckmin, distribuiu, na presente quinta-feira (27), 156 novos veículos de resgate para o grupo de Atendimento Móvel de Urgência 192 (Samu), o sistema sem custo para ajuda de emergência e situações críticas em saúde. Mediante um investimento global de R$ 50,4 milhões, os automóveis fortalecerão o suporte em 114 localidades de 15 unidades federativas, com capacidade para socorrer dois milhões de indivíduos.
Em encontro em Brasília (DF), Alckmin, que é doutor, recordou da famosa “janela de ouro” no socorro de emergência. “Os primeiros 60 minutos apresentam total importância. Uma assistência ágil e com grupo qualificado preserva vidas, reduz sequelas e impacta significativamente”, expressou, recordando os três fundamentos do Sistema Único de Saúde (SUS): prover um suporte equitativo para todos os cidadãos, com universalidade, alcançando todas as localidades, e considerando a totalidade da saúde do indivíduo.
📲 Receba os artigos do dia em tempo real
Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.
A tendência do governo é modernizar toda a frota e democratizar a entrada ao serviço do Samu até o término de 2026, por meio de recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A expectativa é que, em 2025, apenas estejam em funcionamento veículos com até cinco anos de uso.




Abrangência
Devido à entrega de hoje, a abrangência populacional do Samu alcança praticamente 90%, de acordo com o Ministério da Saúde. Atualmente, o serviço dispõe de mais de 4,3 mil automóveis em circulação e abrange 188,6 milhões de brasileiros em 4.143 dos 5.570 municípios do país.
Outras ambulâncias têm previsão para serem entregues ainda no primeiro semestre: 45 em Sete Lagoas (MG) em abril; e 193 em Lauro de Freitas (BA) em maio.
Ademais, está em vigor processo seletivo do PAC Seleções, direcionado a atender solicitações específicas de prefeituras e estados para a distribuição de mais 1,5 mil veículos de resgate do Samu, seja para renovação ou ampliação da frota. Administradores têm até 31 de março para realizarem o pedido. O montante disponível é de R$ 525 milhões.
O Samu é um dos elementos da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e integra a Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de suporte às urgências. O serviço gratuito está acessível pelo número 192, que fornece orientações à população e despacha veículos tripulados por equipes especializadas.
Fonte: Agência Brasil
📲 Receba os artigos do dia em tempo real
Entre no canal e receba nossos conteúdos assim que forem publicados. Sem spam. Só conteúdo que importa para te manter informado.