O líder em exercício, Geraldo Alckmin, distribuiu, na presente quinta-feira (27), 156 novos veículos de resgate para o grupo de Atendimento Móvel de Urgência 192 (Samu), o sistema sem custo para ajuda de emergência e situações críticas em saúde. Mediante um investimento global de R$ 50,4 milhões, os automóveis fortalecerão o suporte em 114 localidades de 15 unidades federativas, com capacidade para socorrer dois milhões de indivíduos.
Em encontro em Brasília (DF), Alckmin, que é doutor, recordou da famosa “janela de ouro” no socorro de emergência. “Os primeiros 60 minutos apresentam total importância. Uma assistência ágil e com grupo qualificado preserva vidas, reduz sequelas e impacta significativamente”, expressou, recordando os três fundamentos do Sistema Único de Saúde (SUS): prover um suporte equitativo para todos os cidadãos, com universalidade, alcançando todas as localidades, e considerando a totalidade da saúde do indivíduo.
A tendência do governo é modernizar toda a frota e democratizar a entrada ao serviço do Samu até o término de 2026, por meio de recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A expectativa é que, em 2025, apenas estejam em funcionamento veículos com até cinco anos de uso.
Endividamento em São Paulo cresce novamente em março de 2023
Impactos do Empréstimo Consignado na CLT Ainda Não Considerados pelo BC, Afirma Galípolo
Caixa realiza pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 2Abrangência
Devido à entrega de hoje, a abrangência populacional do Samu alcança praticamente 90%, de acordo com o Ministério da Saúde. Atualmente, o serviço dispõe de mais de 4,3 mil automóveis em circulação e abrange 188,6 milhões de brasileiros em 4.143 dos 5.570 municípios do país.
Outras ambulâncias têm previsão para serem entregues ainda no primeiro semestre: 45 em Sete Lagoas (MG) em abril; e 193 em Lauro de Freitas (BA) em maio.
Ademais, está em vigor processo seletivo do PAC Seleções, direcionado a atender solicitações específicas de prefeituras e estados para a distribuição de mais 1,5 mil veículos de resgate do Samu, seja para renovação ou ampliação da frota. Administradores têm até 31 de março para realizarem o pedido. O montante disponível é de R$ 525 milhões.
O Samu é um dos elementos da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e integra a Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de suporte às urgências. O serviço gratuito está acessível pelo número 192, que fornece orientações à população e despacha veículos tripulados por equipes especializadas.
Fonte: Agência Brasil
