No pregão anterior houve lucros, com o pacto comercial entre os Estados Unidos e Reino Unido demonstrando que a Administração dos Estados Unidos está disposta a negociar as taxas recíprocas e evitar um conflito comercial. Contudo, isso ocorreu no dia passado. Nesta data (9), o mercado nacional observa a divulgação da inflação.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril pode aumentar 0,42% em abril, após avançar 0,56% em março. Durante os 12 meses, o índice tem potencial para acumular aumento de 5,52%, de acordo com a mediana das estimativas coletadas pelo Money Times.
Uma possível elevação do indicador acima das projeções pode prejudicar o ânimo dos investidores. Isso acontece pois, na declaração do último dia útil (7), o Comitê de Política Monetária (Copom) não deu uma direção para a decisão de junho — um dos pontos mais esperados recentemente.




“No próximo encontro, a situação de grande incerteza, junto ao estágio avançado da fase de ajuste e suas consequências cumulativas ainda por serem evidenciadas, requer prudência adicional na atuação da política monetária e adaptação para incluir os dados que afetem a dinâmica inflacionária”, afirmou o comunicado.
Devido à falta de clareza no comunicado, o mercado se divide agora entre as expectativas de término do aperto monetário já nesta decisão e a possibilidade de um último aumento de 0,25 ponto percentual no atual ciclo de aperto monetário na próxima reunião do Copom em junho.
No setor corporativo, a temporada de balanços do primeiro trimestre de 2025 (1T25) segue com a apresentação dos resultados da Porto Seguro (PSSA3) e Braskem (BRKM5). Confira o calendário integral da temporada de balanços aqui.
No último dia útil, o Ibovespa (IBOV) encerrou aos 136.231,90 pontos, com aumento de 2,12%. O dólar à vista (USBRL) terminou as negociações em R$ 5,6613, com depreciação de 1,46% frente ao real.
O iShares MSCI Brazil (EWZ), o principal fundo de índice (ETF) brasileiro em Nova York, cresceu 0,07% no after-market de ontem, cotado a US$ 27,50.
O que aguardar de Wall Street
conversarão com o principal líder econômico da China, na Suíça.
Wall Street exibem desempenho misto nesta manhã. As criptomoedas estão em alta e o petróleo avança.
Agenda: Confira a programação para hoje
Indicadores econômicos
Agenda – Lula
*Moscou (Fuso horário:+6h do horário de Brasília)
Agenda – Fernando Haddad
Agenda – Gabriel Galípolo
Morning Times: Confira os mercados na manhã desta sexta-feira (09)
Bolsas asiáticas
Bolsas europeias (mercado aberto)
Wall Street (mercado futuro)
Commodities
Criptomoedas
Fonte: Money Times