A Organização Fiscal Independente (OFI), órgão vinculado ao Senado Federal, reduziu a estimativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 5,3% em 2025 e aumentou o Produto Interno Bruto (PIB) para 2,4%.
Quanto à variação de preços, o Relatório de Acompanhamento Fiscal, divulgado hoje, destaca a desaceleração dos preços no mercado livre — especialmente dos serviços —, em concordância com a redução gradual do hiato do produto.
A desvalorização da moeda norte-americana, após as tarifas aplicadas nos Estados Unidos (EUA) em abril, combinada com a diminuição nos produtos básicos, contribui para aliviar os preços para o consumidor. A OFI prevê uma taxa de câmbio de US$ 5,78 e US$ 5,91 por real este ano e no próximo, respectivamente.



Para 2026, a previsão é que a variação de preços termine em 4,3%. A conformidade com a meta de 3,0%, entretanto, deve ocorrer somente em 2029.
Quanto ao PIB, a OFI antecipa uma desaceleração do crescimento em um futuro próximo. A situação reflete a moderação do consumo e a diminuição dos investimentos, em um contexto de condições monetárias e financeiras rigorosas, redução do estímulo fiscal e aumento da incerteza econômica global.
Adicionalmente, o mercado de emprego tem contribuído para a vitalidade da atividade, ao manter o consumo por meio do aumento da média de renda, do crescimento da ocupação e da redução da taxa de desocupação para níveis historicamente baixos.
“O PIB tem previsão de expansão de 2,4% em 2025, diminuindo para 1,7% em 2026 e convergindo, a longo prazo, para uma média de 2,2% a.a.”, afirma o relatório.
O documento aponta que a manutenção da política monetária restritiva, aliada à diminuição da atividade econômica e da variação de preços, deverá permitir o início dos cortes na taxa Selic a partir do final do ano.
A expectativa da instituição é que os juros encerrem este ano em 14,75% e em 2026 em 12,50%.
A taxa de juros real ex ante deve reduzir de 8,1% em 2025 para 7,0% em 2026, estabilizando-se em torno de 5,0% entre 2027 e 2035.
Fonte: Money Times