O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta quinta-feira que mais sete nações suspenderam as proibições de exportação de carne de aves brasileira aplicadas após o surgimento de caso de influenza aviária no Rio Grande do Sul em maio.
Em nota, o ministério informou que os países são Argentina, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Mauritânia e Uruguai.
Na época, o país comunicou oficialmente à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que posteriormente confirmou o status, o término do chamado período sem atividades, conforme previsto nos acordos internacionais.


“Respeitamos todos os procedimentos, controlamos a situação e agora progredimos com seriedade para uma recuperação gradual do comércio exterior, demonstrando a competência do sistema de saúde dos animais no Brasil”, afirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em comunicado.
Após notificar os países que aplicaram restrições temporárias às exportações brasileiras de produtos avícolas, visando restabelecer o comércio internacional, o Brasil testemunhou a queda de várias dessas barreiras.
Em 24 de junho, 17 países anunciaram o encerramento das restrições comerciais, incluindo o Japão, o terceiro maior importador de carne de frango do Brasil.
Com informações Reuters
Fonte: Money Times