Países liberaram aquisição de carne de aves do Brasil, incluindo o Japão, que figurou como terceiro maior comprador de frango brasileiro no último ano, informou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em comunicado emitido hoje (24).
A informação foi divulgada após a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) declarar o episódio de gripe aviária em um aviário comercial no Rio Grande do Sul como encerrado.
O Brasil, principal exportador global de carne de frango, também assegurou estar livre da doença após registrar um período de 28 dias sem novos surtos em granjas comerciais.


“O Mapa segue em coordenação com os órgãos sanitários dos países importadores, fornecendo, com rapidez e transparência, todos os dados técnicos pertinentes sobre o caso”, afirmou o ministério em comunicado.
Além do Japão, suspendendo restrições, outros países incluem Argélia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Egito, El Salvador, Iraque, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Vanuatu e Vietnã, conforme divulgado pela pasta.
Fonte: Money Times