Especialistas consultados pelo Banco Central (BC) atualizaram a estimativa para a taxa de variação de preços de junho. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que será divulgado nesta quinta-feira (10), deve apresentar uma desaceleração de 0,23%, conforme indicado pelo Relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (9).
No mês anterior, o IPCA registrou um aumento de 0,26%. Nessa análise, o setor habitacional teve maior impacto (1,19% e 0,18 p.p.), devido ao aumento nos custos de eletricidade, causado pela mudança na classificação tarifária. Por outro lado, os custos de transporte foram os mais significativos, com uma queda de 0,37%.
Para julho e agosto, as projeções compiladas pela pesquisa realizada pelo órgão apontam aumentos de 0,23% e 0,32%, respectivamente. Já para o ano de 2025, as previsões de inflação foram reduzidas de 5,20% para 5,18% nesse Focus em particular.




Vale ressaltar que, até o momento, o acumulado do IPCA neste ano continua acima do limite superior da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central para 2024. A meta é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual (p.p.) para cima ou para baixo.
IPCA: Estimativas de inflação conforme o Focus de segunda-feira (9)
IPCA: Estimativas de inflação conforme o Focus de segunda-feira (9)
Fonte: Money Times