A Chainlink (LINK), rede (blockchain) de oráculos no âmbito das moedas digitais (leia mais adiante), revelou neste dia de segunda-feira (19) o lançamento oficial de um Protocolo de Interconexão Cruzada entre Blockchains (CCIP, a sigla em inglês) na rede principal Solana (SOL).
O anúncio foi comunicado por meio de uma nota oficial à imprensa dos programadores da rede Chainlink, a décima segunda maior criptomoeda do mundo em valor de mercado.
Esta corresponde à primeira rede não-EVM (máquina virtual ethereum, um ponto de processamento de contratos inteligentes na rede) a ser atualizada pelo CCIP, fixando um novo padrão para comunicação entre diferentes blockchains.



Com isso, a Chainlink inaugura uma nova etapa de comunicação entre redes, tido como um aspecto essencial para o desenvolvimento do meio digital.
Dessa maneira, o CCIP já está compatível com mais de 57 blockchains e possibilita a transmissão segura de valores e dados entre os ecossistemas EVM e SVM (solana virtual machine).
Chainlink liberando valor na rede solana
Os oráculos são basicamente protocolos que validam os contratos inteligentes (smart contracts) dentro das blockchains, sendo o principal deles a Chainlink em si.
Já a solana é reconhecida como a segunda rede principal para desenvolvimentos atuais, especialmente no setor de finanças descentralizadas (DeFi), competindo diretamente com a maior de todas, o ethereum (ETH).
Com essa novidade, diversos projetos poderão ampliar seus tokens compatíveis com o novo esquema de interligação entre redes para o ecossistema Solana, utilizando o padrão de Token Cross-Chain (CCT, na sigla em inglês).
Esses tokens interligados representam um valor de mercado superior a US$ 19 bilhões, conforme divulgado no relatório da Chainlink.
Entre os participantes já engajados e os que demonstraram interesse em aderir ao desenvolvimento do protocolo estão nomes como Shiba Inu, ElizaOS, The Graph e Pepe, além de outros menos conhecidos, como Solv, Backed Finance, Maple Finance e Zeus Network.
É válido recordar que a solana já está conectada a redes como Arbitrum, Base, BNB Chain, Ethereum, Optimism e Sonic via CCIP, com mais integrações sendo planejadas.
Fonte: Money Times