Para alguns mercados, a semana está um pouco encurtada por conta do feriado de 1º de Maio. Contudo, nos Estados Unidos, os próximos dias serão cruciais para a política monetária.
Inicialmente, uma série de indicadores de emprego serão divulgados: o Jolts e o ADP fornecem insights sobre o payroll, que será apresentado na sexta-feira (2). Na semana passada, Christopher Waller, líder do Federal Reserve,, mencionou a possibilidade de redução da taxa de juros para proteger o emprego nos EUA, dependendo do impacto das tarifas impostas por Donald Trump sobre o mercado de trabalho.
Além disso, serão divulgados os dados preliminares do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre – vale ressaltar que há receios entre os economistas quanto a uma possível recessão na economia dos EUA, devido à guerra comercial – e o Índice de Preços para Despesas de Consumo Pessoal (PCE), indicador de inflação preferido pelo Fed.
O Fed analisará cuidadosamente todos esses dados para determinar o rumo da taxa de juros. A próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) está agendada para o dia 7 de maio.
As bolsas asiáticas encerraram de forma mista. Os mercados europeus estão em alta, enquanto os futuros de Wall Street registram queda nesta manhã. As criptomoedas estão sem tendência definida e o preço do petróleo está em baixa.
O que aguardar do Ibovespa
Neste cenário, o dia no mercado brasileiro tem uma agenda fraca, com os investidores acompanhando mais um feriado. Na quinta-feira (1), os mercados do Brasil estarão fechados devido ao Dia do Trabalho, retomando as atividades na sexta-feira.
Para esta segunda-feira (28), o destaque é o Relatório Focus, que apresenta as projeções dos economistas para os principais índices do Brasil. Esse relatório torna-se cada vez mais relevante com a proximidade da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
No campo corporativo, após o fechamento do mercado serão divulgados os resultados da Gerdau (GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) do primeiro trimestre de 2025 (1T25).
No último pregão, o Ibovespa (IBOV) encerrou em alta de 0,12%, atigindo 134.739,62 mil pontos, de acordo com dados preliminares. Na última semana, o Ibovespa acumulou alta de 3,92%, renovando as máximas do ano.
Já o dólar à vista (USBRL) fechou em leve baixa de 0,05%, atingindo R$ 5,69. Na semana, a moeda acumulou queda de 2,01% e, em abril, registrou baixa de 0,29%.
O iShares MSCI Brazil (EWZ), o principal fundo de índice (ETF) brasileiro em Nova York, cai 0,07% no pré-market de hoje, cotado a US$ 26,92.
Agenda: Veja a programação para hoje
Indicadores econômicos
Agenda – Lula
Agenda – Fernando Haddad
Agenda – Gabriel Galípolo
Morning Times: Confira os mercados na manhã desta segunda-feira (28)
Bolsas asiáticas
Bolsas europeias (mercado aberto)
Wall Street (mercado futuro)
Commodities
Criptomoedas
Ótima segunda-feira e mantenha-se informado com o Money Times para acompanhar as novidades do mercado!
Fonte: Money Times