Para o próximo trimestre de 2025, quase metade das organizações no Brasil têm planos de ampliar sua equipe, o que representa um crescimento de quatro pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.
Essa é a informação fornecida pela Pesquisa de Projeção de Empregos, realizada de forma trimestral pela ManpowerGroup, companhia especializada em soluções de trabalho. Foram consultados 1.050 empregadores no país.
No momento, o Brasil está na 12ª posição no ranking de Expectativa Líquida de Empregos – obtida ao subtrair o número de empregadores que planejam reduzir suas equipes daqueles que pretendem recrutar novos funcionários.
Governo Anuncia Novas Medidas para Oferecer Crédito Barato aos Trabalhadores
Aumento do Preço da Cesta Básica em 14 Capitais do Brasil em Março
Aumento de 15% nas Vendas da Indústria de Máquinas no Primeiro Trimestre
Aumento de 17% nas Vendas de Máquinas e Equipamentos no Primeiro BimestrePara o período de abril a junho, a média geral no país é de 26%, indicando uma diminuição de 1% em comparação com o trimestre anterior.
Dentro dos setores com as expectativas mais altas, o de Tecnologia da Informação (TI) está em primeiro lugar com 39%. Logo depois, vem a área de Serviços de Comunicação, com 38%. Anteriormente, a segunda posição estava nas mãos do setor de Energia e Serviços de Utilidade Pública.
Mesmo com o otimismo do setor de TI em relação às contratações, outra pesquisa de 2025 realizada pelo ManpowerGroup sobre escassez de talentos revela que 84% dos empregadores de TI estão enfrentando dificuldades para preencher suas vagas com profissionais qualificados.
Contratações em potencial em SP e Rio
O estudo aponta que as habilidades mais escassas estão em TI e Dados (39%). Apesar da alta expectativa de contratação, a procura por profissionais qualificados também é intensa.
A pesquisa de expectativa de empregos também revela que os estados de São Paulo (50%) e Rio de Janeiro (34%) estão entre as regiões com maior intenção de contratação. No trimestre anterior, o Paraná liderava com 32%, mas agora está com uma expectativa de contratação de 23% para o próximo trimestre.
No contexto global, 40% das empresas têm planos de contratação, com uma média de Expectativa Líquida de Empregos em 25%. Os empregadores na região da Ásia-Pacífico se destacam pelas intenções mais robustas de contratação (30%), seguidos pelas Américas (29%) e pela Europa e Oriente Médio (20%).
Alguns dos países líderes no ranking de expectativa de contratação são Índia (43%), Estados Unidos (34%) e México (33%). No entanto, há uma queda nas intenções de contratação em nações como Grécia (7%), Romênia (6%) e Argentina (0%).
Conforme mencionado pelo diretor do ManpowerGroup Brasil, Nilson Pereira, o início do ano geralmente é marcado por incertezas econômicas e 2025 não é uma exceção. Entretanto, à medida que o cenário se esclarece ao longo do primeiro trimestre, as empresas começam a ter uma visão mais clara do que está por vir e, como resultado, aumentam seus investimentos em contratações.
“Como temos observado há algum tempo, a área de TI continua sendo uma das principais responsáveis por essas contratações, e essa tendência deve continuar, especialmente com o avanço da Inteligência Artificial e o aumento dos ataques cibernéticos. De acordo com a Avanade (uma empresa global de serviços digitais), 51% das organizações no Brasil estão planejando aumentar os recursos destinados à Inteligência Artificial Generativa”, conclui.
Fonte: Agência Brasil
