Donald Trump adota um modus operandi bem conhecido: inicialmente ele lança tarifas, surpreendendo os mercados e acelerando acordos comerciais; depois, ele suaviza com prazos mais longos para as taxas entrarem em vigor ou pausas para negociações.
O presidente dos EUA adiou mais uma vez a aplicação da tarifa extra de 50% sobre a União Europeia para 9 de julho, após uma ligação com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Com isso, o prazo inicial de 90 dias para que as negociações comerciais entre as partes fossem concluídas está sendo retomado.



O anúncio do recuo de Trump vem após ele pressionar a UE na sexta-feira (23) com o início da tarifa extra em 1º de junho, citando “dificuldades com a União Europeia”.
No que diz respeito aos indicadores, hoje está calmo com o Relatório Focus em destaque. Entretanto, a semana promete ser movimentada. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), Caged, Taxa de Desemprego, Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil e nos EUA, juntamente com a inflação nos EUA, estão no radar dos investidores.
Em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra com o ministro Fernando Haddad. Embora a agenda da reunião não tenha sido divulgada, é provável que discutam as mudanças no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a repercussão negativa no mercado.
No último fechamento, o Ibovespa (IBOV) terminou em 137.824,29 pontos, com um aumento de 0,40%. Na semana, o Ibovespa registrou uma queda de 0,98%.
Já o dólar à vista (USBRL) fechou as negociações em R$ 5,6470, com uma redução de 0,45% em relação ao real. Nas últimas cinco sessões, a moeda caiu 0,40% em relação ao real brasileiro.
O iShares MSCI Brazil (EWZ), o principal fundo de índice (ETF) brasileiro em Nova York, teve um acréscimo de 0,11% no after-market de sexta-feira, sendo negociado a US$ 27,68.
No exterior, a agenda econômica está vazia hoje e as bolsas de Wall Street estão fechadas devido ao feriado do Memorial Day. Isso deve resultar em menor liquidez no mercado nesta segunda-feira.
As bolsas asiáticas fecharam de forma mista. Os mercados europeus estão em alta nesta manhã. As criptomoedas estão em ascensão, enquanto o preço do petróleo está em queda.
Agenda: Confira a programação para hoje
Indicadores econômicos
Agenda – Lula
Agenda – Fernando Haddad
Agenda – Gabriel Galípolo
Morning Times: Veja como estão os mercados nesta manhã de segunda-feira (26)
Bolsas asiáticas
Bolsas europeias (mercado aberto)
Wall Street (mercado futuro)
Commodities
Criptomoedas
Ótima segunda-feira e fique de olho no Money Times para se manter informado sobre as notícias do mercado!
Fonte: Money Times