A região de São Paulo divulgou nessa quarta-feira (23) a quantia de R$ 200 milhões em empréstimo subsidiado para corporações paulistas afetadas pelas taxas comerciais dos Estados Unidos, que devem iniciar em agosto.
No dia anterior, o chefe do estado Tarcísio de Freitas (Republicanos) tinha adiantado o plano de oferecer linhas de crédito subsidiadas e realizar “uma ampla distribuição de crédito de ICMS” aos exportadores locais para compensar os efeitos do aumento nas taxas.
O Empréstimo Giro Exportador propõe juros a partir de 0,27% ao mês + IPCA, prazo de até 60 meses para quitação e período de carência de até 12 meses. O máximo financiável por cliente será de R$ 20 milhões.



“Estamos oferecendo ao setor empresarial paulista um conjunto de medidas para proteger a operação das empresas e os postos de trabalho por elas gerados”, declarou o governador no comunicado sobre o empréstimo nessa quarta-feira.
“Uma delas é esta nova linha de crédito, que apresenta condições vantajosas e taxas reduzidas para assegurar uma reserva financeira às empresas que podem ser afetadas por uma possível nova taxa”, acrescentou.
No início do mês, o líder Donald Trump anunciou uma taxa de 50% sobre os produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos a partir de 1º de agosto.
Fonte: Money Times