A partir do próximo semestre, os cidadãos do Brasil contarão com uma nova alternativa de moedas de R$ 1. O Conselho Monetário Nacional (CMN) deu o seu aval nesta quinta-feira (24) para a elaboração de uma moeda especial em celebração aos 60 anos do Banco Central (BC).
Em comunicado, o BC anunciou que essa moeda será aceita em transações normais. Detalhes adicionais não foram revelados. A instituição apenas indicou que as imagens da futura moeda serão divulgadas até o início de agosto.
“Foi aprovado pelo Conselho Monetário Nacional o lançamento da moeda alusiva aos 60 anos da fundação do Banco Central do Brasil. Essa moeda terá circulação habitual na economia e valor de R$ 1,00. Mais informações serão disponibilizadas entre o final de julho e o começo de agosto”, conforme o BC mencionou em nota.
O BC celebrou 60 anos no início de abril e celebrou o marco com uma cerimônia que contou com a presença do atual líder da instituição, Gabriel Galípolo, e nove ex-dirigentes.
Também estiveram presentes na celebração dos 60 anos do BC os chefes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; do Trabalho, Luiz Marinho; e da Justiça, Ricardo Lewandowski.
A decisão de elaborar a moeda de comemoração foi a única votação na reunião mensal do CMN em abril. Com Haddad na presidência desse órgão colegiado, o CMN é igualmente formado por Galípolo e Simone Tebet.
Fonte: Agência Brasil