O mercado gosta de repetir padrões — e, historicamente, são os papéis pequenos que geralmente lideram os ciclos de alta mais fortes. As ações de baixa capitalização, desprezadas por muitos, estão mais uma vez se destacando como candidatas a liderar os próximos grandes movimentos do mercado de capitais.
Isso ocorre porque, devido ao seu tamanho reduzido e baixo volume de negociações, essas atividades apresentam uma assimetria que poucos ativos possuem. Agora, diante da possibilidade de melhoria no panorama econômico nacional, elas podem retornar ao centro das atenções.
Estamos realmente no início de um novo ciclo para as ações de baixa capitalização? Compreenda a lógica por trás do argumento
As ações de baixa capitalização são empresas listadas na bolsa com valor de mercado normalmente inferior a R$ 2 bilhões. Por estarem excluídas dos principais índices e do foco da mídia especializada, acabam sendo negligenciadas pela maioria dos investidores convencionais.


No entanto, é justamente essa falta de atenção que gera uma assimetria de mercado. Afinal, por serem menores e pouco negociadas, essas companhias possuem um potencial de valorização alto — especialmente em momento de busca por crescimento no mercado.
Dessa forma, ações de baixa capitalização com bons fundamentos começam a ser consideradas como oportunidades com potencial de valorização expressivo. De fato, é bastante frequente que esses papéis possam ampliar, triplicar e até quintuplicar seu valor em prazos mais curtos — tornando-se atrativos para investidores em busca de retornos expressivos com maior grau de aversão ao risco.
Esse padrão já foi observado em ciclos anteriores do mercado de capitais — e alguns dos maiores casos de valorização começaram exatamente desta forma: pequenos, fora do radar, mas com potencial significativo de crescimento.
O Magazine Luiza (MGLU3), por exemplo, já protagonizou uma das maiores valorizações do mercado, acumulando 10.100% em valorização em meados de 2015. E a WEG (WEGE3), gigante do setor industrial, proporcionou mais de 70.000% no mesmo período.
Esses dados demostram que, em um cenário favorável, as ações de baixa capitalização podem se tornar verdadeiras potências do mercado.
Atualmente, com as taxas de juros ainda em níveis elevados, é natural que uma parte dos recursos permaneça em ativos mais seguros. No entanto, a expectativa de diminuição na taxa Selic ainda em 2025 começa a despertar o interesse por ativos mais arriscados.
Quando esse movimento se intensifica, as ações de baixa capitalização tendem a reagir de maneira mais veloz em comparação ao restante do mercado. E justamente essas oportunidades — ainda não visadas pela maioria — que a Empiricus identifica com antecedência.
DESCUBRA QUAIS SÃO OS TÍTULOS CONSIDERADOS MAIS PROMISSORES PELA EMPIRICUS PARA INVESTIR NA NOVA ‘TEMPORADA DE AÇÕES DE BAIXA CAPITALIZAÇÃO’
3 situações incomuns que podem impulsionar o rendimento das ações de baixa capitalização
No entanto, o que exatamente pode fazer com que as ações de baixa capitalização retornem aos holofotes? Segundo Felipe Miranda, CEO e principal estrategista da Empiricus, estamos diante de uma conjunção de 3 situações raras que têm potencial para impulsionar o desempenho das ações de baixa capitalização agora. Essas situações são:
- O redirecionamento de capital dos EUA;
- A expectativa de redução na taxa Selic; e
- Uma nova configuração política se delineando para 2026.
Essas situações estão reativando o apetite por ativos de crescimento — e, historicamente, é exatamente nesse ambiente que as ações de baixa capitalização costumam se destacar. São papéis de empresas menores, pouco acompanhadas pelo mercado, mas com capacidade de converter milhares em milhões.
Enquanto o “dinheiro forte” começa a migrar das ações americanas, devido à perda de confiança dos investidores com as tarifas impostas por Donald Trump, a atenção se volta para os mercados emergentes, onde a discrepância entre preço e valor ainda é significativa. E, nesse novo movimento global, as ações de baixa capitalização adquirem destaque.
Além disso, apesar dos juros permanecerem em patamares elevados, já se vislumbra um período de redução no Brasil até o primeiro trimestre de 2026. Atualmente, a taxa Selic está em 14,75% ao ano, o patamar mais alto em quase duas décadas.
Adicionalmente, também temos uma nova configuração política em formação para 2026 no Brasil. Isso porque, no próximo ano, ocorrerá uma nova disputa presidencial no país. E espera-se que um candidato mais alinhado ao mercado prevaleça, o que também pode impulsionar o desempenho do mercado de ações e, consequentemente, das ações de baixa capitalização.
E para aqueles capazes de equilibrar risco e visão de longo prazo, este pode ser o momento ideal para aproveitar o próximo grande avanço dessa categoria de ações.
Diante desse cenário, Felipe Miranda optou por realizar, em 16 de junho, às 19h, uma transmissão online e gratuita para os investidores.
Nesse evento, ele apresentará sua análise para as ações de baixa capitalização e mostrará como os investidores podem acessar uma lista com os papéis mais promissores para investir no momento:
TRANSMISSÃO ONLINE E GRATUITA: SAIBA COMO ACESSAR AS AÇÕES DE BAIXA CAPITALIZAÇÃO CONSIDERADAS MAIS PROMISSORAS PELA EMPIRICUS
Evento online e gratuito mostrará como acessar as ações de baixa capitalização mais promissoras
No dia 16 de junho, às 19h, Felipe Miranda conduzirá uma transmissão online e gratuita para revelar, em primeira mão, sua nova análise sobre as ações de baixa capitalização.
Essa será a oportunidade de compreender por que este pode ser o melhor momento dos últimos anos para investir em ações com alto potencial. E como identificar as empresas certas antes da reação do mercado.
“Não estou me referindo a ganhos marginais. Estou falando da oportunidade de multiplicar seu capital, o que pode alterar sua situação financeira” – Felipe Miranda, CEO e principal estrategista da Empiricus
Na transmissão, Miranda também explicará aos investidores como ter acesso a uma seleção de ações de baixa capitalização que ele identifica como tendo o maior potencial de valorização atualmente.
A seleção, elaborada pela equipe de analistas da empresa, foi realizada com base em critérios rigorosos, tais como:
Para participar, basta garantir sua vaga gratuita na transmissão ao clicar no botão abaixo. Um e-mail de confirmação será enviado em instantes:
TRANSMISSÃO ONLINE E GRATUITA: SAIBA COMO ACESSAR AS AÇÕES DE BAIXA CAPITALIZAÇÃO CONSIDERADAS MAIS PROMISSORAS PELA EMPIRICUS
Fonte: Money Times