Nesta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o progresso do Brasil nos primeiros três meses sugere a possibilidade de superação global em 2025, destacando a agricultura como impulsionadora do crescimento econômico no ano.
“Tenho o desejo de que nosso crescimento surpreenda as expectativas pessimistas. Se no ano passado tivemos um avanço de 3,4% mesmo com a agricultura aquém do esperado, acredito que o desempenho do setor agrícola este ano pode nos impulsionar a crescer um pouco mais”, disse o ex-presidente.
O discurso ocorreu durante a cerimônia em que o Brasil recebeu da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) o reconhecimento de país livre de febre aftosa sem a necessidade de vacinação, em Paris, durante a visita oficial de Lula à França.




“Nossa expansão no primeiro trimestre indica a possibilidade de superação global em termos de crescimento”, afirmou.
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,4% no primeiro trimestre em comparação com o trimestre anterior, impulsionado pelo desempenho mais robusto do setor agropecuário em dois anos, marcando um início vigoroso em um ano que se espera uma atividade mais moderada devido à política monetária restritiva.
A visão do presidente é mais positiva do que as estimativas do Ministério da Fazenda. Em meio a um cenário monetário mais desafiador, as projeções do governo apontam para um crescimento de 2,4% neste ano.
Fonte: Money Times