Em breve, a Solana (SOL) irá receber seu próprio e inicial fundo negociado em bolsa (ETF, na abreviação em inglês) nos Estados Unidos na próxima quarta-feira (2). O novo item será oferecido pelas Rex Shares e pela Osprey Funds e tem a intenção de disponibilizar exposição direta à criptomoeda com recompensas de staking on-chain. O relato é do Decrypt.
Dessa forma, o Rex-Osprey Solana + Staking ETF, com o acrônimo SSK, busca manter parte das reservas do token SOL em staking (ou seja, um mecanismo de recompensa) por meio de uma filial nas Ilhas Cayman.
O objetivo é gerar renda ao realizar o staking de ao menos metade dos ativos, de acordo com o documento do fundo.
Chegando na quarta-feira: O Primeiro ETF de Cripto com Staking nos EUA!
Apresentando o REX-Osprey™ SOL + Staking ETF, desenvolvido para acompanhar o desempenho da Solana enquanto gera rendimento por meio de staking on-chain.
✔️ Exposição ao SOL
✔️ Recompensas de stakingCONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADECONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEUma nova era de geração de renda… pic.twitter.com/YwJaqdmnHp
— REX Shares (@REXShares) 30 de junho de 2025
Importante notar que, apesar do ETF Rex-Osprey deter solana em caixa e acompanhar seu valor à vista, ele não é organizado como um fundo de índice à vista no contexto regulatório convencional — como outros fundos, como em ethereum (ETH) e bitcoin (BTC), por exemplo.
Mesmo com a iminência do ETF, os valores da Solana não tiveram reação. Por volta das 11h20, o SOL declinava 1,31%, marcando US$ 148,99. Nos últimos sete dias, a alta é de cerca de 3%.
ETF de Solana (SOL) e outros produtos
Destaca-se que outras criptomoedas, como XRP (XRP), Litecoin (LTC), Dogecoin (DOGE), Cardano (ADA), Polkadot (DOT), Avalanche (AVAX), Hedera (HBAR) e Sui (SUI) também estão com solicitações de ETFs pendentes. Especialistas indicam uma alta probabilidade de aprovação em julho.
O ETF de solana representa um marco para o mercado. Assim, ele abre novas maneiras de exposição para investidores institucionais e varejistas ao segmento de criptomoedas, preparando o terreno para um significativo influxo de recursos para a rede SOL.
A comunidade cripto aguarda ansiosamente o início das transações, não somente pelas possíveis valorizações, mas também pelos benefícios mais amplos que podem trazer para a adoção de criptoativos em staking.
Fonte: Money Times