O líder Luiz Inácio Lula da Silva mencionou em conversa com a TV Record nesta quinta-feira que seu governo irá aplicar as mesmas taxas comerciais sobre os Estados Unidos que o líder, Donald Trump, instituir sobre o Brasil.
“Caso ele aplique 50% a nós, iremos aplicar 50% a ele”, declarou Lula, conforme trecho da conversa publicado pelo portal R7, da Record. A conversa completa está prevista para ser transmitida nesta noite.
No dia anterior, em mensagem a Lula divulgada em sua rede social, Trump informou que os EUA estabelecerão uma tarifa comercial de 50% sobre as importações de todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, mencionando decisões judiciais brasileiras que considera injustas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e contra grandes empresas de tecnologia do país.
No bate-papo, de acordo com o R7, Lula também mencionou que o Brasil pode levar o caso à Organização Mundial do Comércio (OMC) em resposta às taxas de Trump.
“Temos diversas alternativas. Podemos acionar a OMC (Organização Mundial do Comércio), solicitar investigações internacionais, demandar esclarecimentos. Porém, a principal é a Lei da Reciprocidade, aprovada no Congresso”, afirmou Lula, de acordo com o portal.
Fonte: Money Times